segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Manutenção e limpeza em linha Separação.


       A exemplo do ano passado as limpezas e manutenções em linha Separação, no memorial Da Coluna Prestes continuam sendo realizadas mensalmente. Nos meses de janeiro e agora em fevereiro, não foi diferente. A entidade vem todo mês cuidando da limpeza do cemitério dos Legalistas bem como a limpeza em torno da mata ciliar, alem de pequenos reparos que se fazem nesseçarios nos muros, portões e placas. Mantendo o local em ordem e a disposição da visitação da população.
Cercado de guajuvira-preta resiste a 86 anos.

       Este trabalho vem sendo mantido pela diretoria da entidade, frisando sempre que não tem parceria com nenhum órgão publico. O turista ou enfim, quem queira conhecer o local, poderá conferir como aconteceu o combate, nas placas que estão no local, explicando esta historia de nosso lugar.
       Para você que ainda não viu, confira a historia escrita nas placas na integra:



   Associação Recreativa e Cultural Nacional 
Lutando pela Cultura e Resgate Histórico de Dionísio Cerqueira.
CEMITÉRIO DOS LEGALISTAS
           Aqui neste local estão sepultados soldados da sangrenta batalha de 24 de março de 1925, entre os legalistas que perseguiam a Coluna Prestes, resultando em cerca de 200 combatentes mortos.
Esse episódio ainda hoje é pouco retratado na história regional e na história do Brasil, pelo fato de ter ocorrido em uma região ainda desconhecida e pouco habitada, a região da tri fronteira, que naquela época era composta de intensa mata virgem, explorada por argentinos e paraguaios na extração de araucárias e erva-mate. A localidade conhecida como Separação está a poucos metros da divisa entre os estados de Santa Catarina e Paraná, onde ocorreu o combate entre as tropas legalistas.
Anteriormente, a Coluna Revolucionária de Prestes se defrontou com as forças legalistas em um grande combate, na atual comunidade da Linha Maria Preta, interior de Dionísio Cerqueira, combate esse, conhecido na história como combate da Maria Preta que resultou em algumas baixas de ambos os lados.
Encurralados pelas tropas legalistas os comandados de Prestes sobem a serra de Maria Preta e armam seu quartel general nas proximidades da atual Hípica, mas os mesmos seriam surpreendidos pelos mais de 1800 homens sob o comando de Claudino Nunes, da Brigada do Rio Grande do Sul. Se não bastasse isso ainda vinha o reforço da Força Militar Ferroviária do General Paim Filho, com a intenção de surpreender Prestes em todos os lados em uma emboscada mortal, estrategicamente ou não, Prestes bate em retirada por um banhado por ali existente, com isso as duas tropas governistas passam a guerrear entre si, ambas pensando que estavam guerreando com o inimigo que somente depois de milhares de tiros e numerosas baixas percebem o equívoco.
Após o “combate”, metade dos revoltosos voltaram para o Rio Grande do Sul, e o restante rumou juntamente com Prestes para o Paraná, para se juntar com a coluna paulista comandada por Isidoro Dias Lopes e Miguel Costa. Dessa forma o local ficou conhecido como “Separação”.
Estudos de registros da época dão conta que foram gastos mais de 50 mil tiros. Os mais antigos chegaram a ver muitas cruzes nesta região, em lotes de cinco ou seis em relevantes distâncias.
          

            Este Memorial está no vale, ao centro entre duas colinas, nas quais se posicionaram os atiradores.
            O tempo consumiu as cruzes, o cemitério foi reduzido de tamanho sobrando só esse pequeno cercado pois as covas se nivelaram ao terreno e o capim as invadiu, existem ainda poucas lembranças.                                                                                 Escrito por: Luiz Carlos Veronese e Cleiton Weizenmann e revisado pelo Historiador Mauro Prado;

“Este é um local histórico, ajude a preservá-lo”


Associação Recreativa e Cultural Nacional                         
Cleiton Weizenmann                 Fabio José Barp               Nilton Becker Junior                            Presidente                                   Tesoureiro                           Vice-Presidente
     Marcelo de Cristo Andrade                                      Paulo Roberto Paz Fernandes     Secretario                                                                        Vogal
Luiz Carlos Veronese                     Mauro E. Prado                     Telmo Ferreira                     Imprensa                                          Historia                    Tradicionalismo
              

 A construção deste muro, bem como a limpeza e restauração do local e a confecção desta placa, foi realizado através de muito esforço da diretoria de nossa entidade, e os trabalhos foram realizados nos meses de julho e agosto de 2011;
             Patrocínio: Esta placa foi patrocinada por Telmo Ferreira Junior, bisneto do combatente legalista Sto. Da brigada do Rio Grande do Sul Sr. Generoso de Azeredo (in memórian).

       Amanha postaremos as imagens da cacheira de linha Separação, onde mais de 100 combatentes mortos foram jogados após os combates.

       Obs: As fotos são arquivos da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário