terça-feira, 21 de junho de 2011

Associaçao realiza jantar com historiadores que pesquisam a Coluna Prestes.

          O jantar se realizou na ultima quarta feira 15/06/2011, na piscina Country Club em Barracao-PR
       Participantes do encontro;

Abaixo colocamos a materia sobre o encontro que saiu no jornal IMAGEM jornal de Sao Miguel do Oeste que cobre todo o extremo oeste;


Cooesc pesquisa Coluna Prestes
 Cooesc inicia Projeto de Planejamento e Desenvolvimento Turístico do Extremo-oeste catarinense, que inclui o estudo da passagem da Coluna Prestes

Descanso
O desenvolvimento do Projeto, Planejamento e Desenvolvimento Turístico do Extremo-oeste catarinense, pela Cooesc, inclui o estudo da passagem da Coluna Prestes pela região. Um importante passo para a organização da pesquisa foi realizada na quarta-feira, (15), quando, na oportunidade, reuniram-se no Cautry Clube em Dionísio Cerqueira o presidente da COOESC Lotário Staub, acompanhado pelo diretor do jornal Imagem Euclides Staub, com os estudiosos da Batalha de Dionisio Cerqueira. Entre eles: os professores Zeno Jorje e, Loni Veit, Cleiton Weizemann e Fábio José Barp, da Associação Recreativa e Cultural Nacional e o jornalista Luiz Carlos Veronese, do jornal da Fronteira.

Metas
Na reunião foram levantados documentos, materiais e fatos históricos para o desenvolvimento do projeto turístico da Cooesc e possíveis parcerias com a Associação Recreativa e Cultural Nacional, no sentido de desvendar os mistérios daquela batalha e viabilizar um memorial no cemitério de Separação em homenagem aos mortos da Batalha de Dionísio Cerqueira envolvendo tropas da Coluna Prestes e forças legalistas.

Histórico
Segundo os estudiosos, sonhando com um levante geral, o Capitão do Exército Luiz Carlos Prestes, deserdou do Exército e empreendeu uma longa marcha pelo interior do país. O seu descontentamento era pelo desfecho da revolta dos tenentes do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, onde apenas sobreviveram os tenentes Eduardo Gomes e Siqueira Campos e, a corrupção na República Café(SP) com Leite(MG), a época comandada por Artur Bernardes.

Próximos passos
Os estudos serão intensificados a partir deste final de semana, quando novas incursões “in Loco” serão realizadas nos locais das principais ações protagonizadas por Prestes e seus comandados ao cruzarem o território de nossa região.


Esta materia podera ser vista na integra no endereço http://www.oimagem.com.br/Noticias/Mostra.asp?Id=1364

Alem do descrito acima ficou firmado um pacto de ajuda mutua entre as duas associaçoes e novas materias serao postadas em breve ao desenrolar dos encontros;

                                              exposição de materiais feita durante o jantar
                                            o presidente da COOESC apreciando os materiais
Neste mapa acima podemos verificar o local exato onde esta locaçizado o cemiterio da Coluna Prestes, e os pontos em azul sao os locais onde estavam as tropas no momento do combate; Este mapa muito antigo, (nao temos a data), foi conseguido com o pessoal da COOESC, os pontos em preto sinaliza as casas, onde podemos perceber que no inicio do seculo passado realmente o local mais populoso do municipio era a linha Separação.

Quarta-Feira - 22/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário