terça-feira, 24 de março de 2015

No entardecer de hoje Combate de Separação completa 90 anos.


“A lenda que remanesce do combate de Separação é (maior) que o minúsculo campo santo. A imaginação popular, dia após dia, fara de Separação algo fabuloso com rios de sangue e mortos as centenas, enquanto apenas um cruzeiro tosco, ali, perpetuara o deslembrado e equivocado combate de Separação.” Assim a muitos anos descreveu Separação como que adivinhando seu futuro o escritos Jorge Baleiro de Lacerda.



     Hoje 24 de março de 2015 é uma data histórica para o município de Dionisio Cerqueira-SC, a exatos 90 anos atrás a Coluna Prestes passava pela região, e deixava marcas no município cerqueirense; O velho cruzeiro cumpriu sua missão e elevou o nome do município, ninguém conhecia Dionísio Cerqueira antes daquele combate mas depois escritores Brasil afora comentavam sobre o sangrento combate daquele 24 para 25 de março do longínquo 1925.

     Muitos escritores e pessoas ligadas a imprensa que muito falam, sequer sabem que data é hoje, fica aqui uma dica para que essas pessoas estudem o que falam, pois um erro tão grande quando abandonar um ponto histórico como falaram, é ter a caneta para escrever e nada fazer, deixar simplesmente passar em vão uma data como essa.

     Nossa entidade prepara com recursos próprios para daqui a alguns dias uma exposição, que ficara em uma escola estadual relembrando os 90 anos da Coluna Prestes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário