quinta-feira, 22 de maio de 2014

Congresso Nacional (homenageia) 90 anos da Coluna Miguel Costa/Prestes e...




Carta Aberta

Ao Congresso Nacional
A quem interessar possa

     Estive em Brasília para a homenagem do Congresso Nacional aos 90 anos da Coluna Prestes, na  ocasião representando a Associação Cultural Nacional de Dionísio Cerqueira e o Sr. Ezidro Pires Nardes que seria homenageado no evento.

     Quero manifestar aqui a indignação da forma em que a sessão foi encerada no momento em que o senador Inácio Arruda discursava. Causando uma tremenda confusão a qual filmei parcialmente o lamentável ocorrido que pode ser visto no vídeo acima.

     É de se lamentar que um ato como este acontece no Congresso e só vem reforçar o baixo respeito que esta casa tem com a população, convidados do Brasil inteiro e homenageados que lá estiveram.

     Seu Ezidro Nardes hoje prestes a completar 104 anos teve a felicidade de não comparecer neste evento onde seria homenageado. Hoje ele é o único combatente vivo daquela revolução; seu Ezidro como é chamado nasceu em Lagoa Vermelha RS no ano de 1910, em 1924 aos 13 anos juntou-se a Coluna Prestes a fim de lutar por um Brasil mais justo, numa vida marcada por lutas seu Ezidro anos mais tarde lutou na revolução de 1932, foi convocado e serviu o exército na segunda guerra, em 57 enfrentou no Paraná a revolta dos posseiros e no golpe de 64 foi perseguido juntando-se ao grupo dos 11 exilou-se na Argentina por vários anos.



     Felicidade sua não estar presente ao evento que o homenageava e ver a palhaçada que lá acontecia, queria deixar aqui nosso agradecimento a deputada Luciana Santos e ao senador Inácio Arruda Pela indicação, deixando também registrado nossa indignação pelo ocorrido.
Cleiton Weizenmanm

2 comentários: