sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Associação Nacional faz parceria com governo de Santa Catarina.



     Nossa entidade assinou em Outubro de 2012, contrato de parceria com o governo do estado de Santa Catarina, em projeto turístico e cultural, em linha Separação a entidade fez melhorias no cemitério dos Legalistas que tem grande mudança desde que a entidade assumiu o local como podemos conferir nas fotos a seguir o antes e o depois.
 Antes o local estava abandonado completamente e nem se enxergava este historico local.
 Agora o local esta preservado limpo e com placas turisticas do FUNTURISMO orientando os visitantes.



     Outro local que foi restaurado com este projeto foi a famosa gruta de João Maria o monge do Contestado, a entidade sabendo que em 2012 estava sendo comemorado o centenário do conflito fez justa homenagem trabalhando na reconstrução da capela do monge, e retirando daquele local abandonado a consertou e hoje esta exposta na matriz da igreja católica da cidade. Confira como estava o local antes e agora como ficou.

 A gruta destruida junto com a capela de igual estado.
 Hoje a capela se encontra reconstruida com placas turisticas do FUNTURISMO contando sua historia.


 Alem disso um grande acervo foi montado com materiais dos Combates de Separação, Maria Preta e Campo Erê, alem de materiais que nos foram enviados de São Paulo e que contam o inicio da revolução estamos montando para este acervo um roteiro de exposição pelo município e região a idéia é que ele visite escolas e repartições publicas mostrando a historia de nossa cidade. O acervo que não existia antes deste projeto pode sair do papel e nossa entidade juntamente com o governo do estado conseguiu realizar tudo isso para beneficiar a população em geral.


     Antes objetos dos combates estavam jogados em plantaçoes por toda linha Separação.
Pracinha Cerqueirense Silvio de Andrade da nome ao acervo.
Acervo divulga estado pelo apoio recebido.
Objetos hoje com seu devido reconhecimento, nao estao mais jogados no esquecimento.


  





Um comentário:

  1. Cleiton, boa notícias vieram de Santa Catarina mais uma vez! Parabéns pelo trabalho de conservação da Linha Separação e de vários objetos que contam a história da Coluna Prestes.
    Ficamos felizes em ver o cantil da Expedição Sagarana exposto junto a outros objetos.
    Grande abraço.
    José Claudio Faraco - Monte Sião/MG

    ResponderExcluir