quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cavalgada da integração de 2012


A cavalgada da integração de 2012 já esta em SC, e chegara as cidade gêmeas no Sábado a tarde pernoitando na associação dos motoristas e tendo seu encerramento com almoço no CTG Cerqueirense.

 

Cerimônia na cidade de Mondaí marcou a entrada da marcha no Estado

A Cavalgada da Integração Sul Brasileira, que refaz o caminho da Coluna Prestes, comandada por Luiz Carlos Prestes, em 1924, chegou ontem ao Estado de Santa Catarina. No domingo, em seu segundo dia a Cavalgada atravessou as serras e coxilhas do noroeste gaúcho, entre Caiçara e Vicente Dutra. O trote, de 18 quilômetros, teve um intervalo ao meio dia, na localidade de Mendes, no interior de Caiçara e terminou na cidade de Vicente Dutra, por volta das 16h30.

Depois de desencilhar e cuidar dos animais, o tempo vago rendeu boas histórias e cantorias. Enquanto alguns preparavam a “boia”, o gaiteiro rasgava o fole da gaita. Causos e declamações completaram a noite alegre, que foi interrompida por um temporal, que dispersou a peonada, que correu para proteger os animais e os pertences. Com a chuva, a temperatura baixou e todos se recolheram para o descanso.

Cinco da manhã. Os primeiros passos pelo chão de tábuas do CTG já podiam ser ouvidos. Conversas. Em pouco tempo todos estavam de pé e recolhendo os colchões, pelegos e barracas para tomar um bom chimarrão junto com a turma ao lado do carro de apoio (geralmente um caminhão, que acompanha os grupos de cada cidade). Depois de matear, hora de encilhar o pingo, bolear a perna e pegar a estrada. Uma oração e a despedida da patronagem do CTG Fronteira do Rio Grande, em Vicente Dutra, e a marcha segue a trote firme, às margens do velho Rio Uruguai, até Barra do Guarita, antes da travessia da balsa.

Já em solo catarinense, os cavalarianos são recepcionados na prefeitura de Mondaí numa rápida cerimônia. Depois a marcha segue, até a comunidade de Leãozinho, no interior de Mondaí, onde param para o almoço e seguem para Iporã do Oeste, para o jantar e pernoite.

Nesta quarta-feira, a saída está marcada para às 7h30, com destino à Santa Helena, onde almoça e seguem para Belmonte, para janta e pernoite no ginásio da cidade. Na quinta-feira, às 7h os cavalarianos seguem para São Miguel do Oeste, onde às 10h, passa pelo centro da cidade de São Miguel do Oeste e solenidade no CTG Porteira Aberta. Às 11h30 o grupo segue para Linha Gramadinho, na campeira do CTG, para almoço. No final da tarde eles chegam na cidade de Guaraciaba, onde jantam e dormem no CTG Fronteira do Oeste.

Ivan Ansolin/IAF Multicomunicação/Portal São Miguel
 
Momento do acendimento da chama, ainda no tumulo do Tenente Portela no RS.
 
 
 
Momento em que os cavaleiros atravessam a balsa desembarcando em solo catarinense.
 
Nossa entidade esta preparando a limpeza em linha Separaçao, para a passagem dos cavalarianos pelo local, na semana que vem faremos uma nova postagem com o enceramento e fotos da cavalgada pela Tri-Fronteira.

Um comentário:

  1. só uma pergunta a cavalgada chego em foz do iguaçu porque ate onde conta Dionísio ainda não é uma tri-fronteira aruma isso cleito
    srsr
    até Renan caso tenha alguma duvida veja com o João

    ResponderExcluir