terça-feira, 10 de abril de 2012

Entidade recebe carta de apoio da Itália.


Vilmar Debona natural da Tri-Fronteira hoje esta na Itália em Lecce, escreve carta de apoio a entidade.

Gostaria de cumprimentá-los pela feliz iniciativa junto ao Portal e à Entidade, uma forma sutil, alternativa e ao mesmo tempo grandiosa que deve ser reconhecida e apoiada por seus objetivos no âmbito da cultura e valorização da história local e regional.
Todos sabemos que essa nossa região de fronteira Brasil/Argentina, especialmente o extremo Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, é geralmente tomada pela etiqueta do fraco desenvolvimento cultural e pela realidade da pequena agricultura. Por um lado, sabemos que nossa região carece de Instituições de ensino de qualidade, praticamente não há Universidades (salvo algumas poucas iniciativas particulares com poucas Faculdades e Ensino técnico) que ofereçam alternativas para a formação sólida e crítica da população. Por outro lado, estamos conscientes de que há lideranças políticas locais e regionais que estão lutando por recursos dos governos estadual e federal para iniciativas públicas na tri-fronteira, mas que quase sempre - na prática - tudo não passa de um “slogan público” convertido pelo marketing em vista da manutenção (muito mais do que para a mudança) de um status, de uma imagem há muito desgastada. O Ensino público continua de baixa qualidade, os agricultores e os cidadãos em geral continuam sendo enganados, manipulados e pensando que “não tem jeito”. Porém, frente a este cômodo marasmo, alguns raros indivíduos insistem no fato de que “nós temos história” e precisamos ser valorizados e inclusos, ou então mais reconhecidos na atmosfera do desenvolvimento social, político, econômico etc.

Ora, fazendo uma avaliação genérica - e consciente do risco de ser parcial – podemos dizer que esses indivíduos que ainda se preocupam e usam as ferramentas que lhes estão disponíveis para, de alguma forma, dizer que nem tudo está perdido e que ainda se pode mudar e melhorar, estes indivíduos de nossa região podem ser classificados em duas dimensões, que, porém, compõem um mesmo ideal: a) aquelas lideranças que, principalmente na agricultura, lutam pela organização dos pequenos agricultores e b) aquelas pessoas que estão lutando pelo reconhecimento da história e da cultura desses nossos pequenos municípios, principalmente Dionísio Cerqueira e Barracão. Vocês da Associação podem muito bem representar estes últimos. Por isso: sim, temos cultura, temos história e, se aqueles que mais podem não lhes dão a atenção devida, façamo-la nós, do nosso jeito e com nossas forças. Parabéns e todo apoio a esta brilhante iniciativa – porque este pode ser um canal por meio do qual podemos dizer, publicar e declarar: NÃO, (no passado) não foi só isso, temos mais coisas para contar. Ou então: NÃO, (no presente) não é este o caminho, temos que MUDAR!

Saudações cordiais!
Vilmar Debona - nascido em Barracão, professor de Filosofia na PUCPR, em Curitiba, atualmente encontra-se na Itália (em Lecce, como bolsista da CAPES) desenvolvendo parte do seu Doutorado em Filosofia que cursa pela USP.

Um comentário:

  1. Impossível não concordar com tudo. Maravilha ver esse movimento ganhando força!

    ResponderExcluir