segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mais uma curiosidade.

Tirolesa em Díonisio Cerqueira.

Pode parecer mentira mas na linha Barra da União ela existe, ou algo semelhante feito entre a divisa do Brasil e Argentina, antes de contar esta historia conheça melhor o esporte.
Imagem retirada da internet.

     “A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Tal atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico do praticante. A tensão da corda é importante para que não se forme uma "barriga" no cabo, o que prejudicaria a trajetória da carga em movimento, podendo detê-la antes do final do curso pretendido. Essa atividade é praticada em campo aberto e de preferência acima de um lago. Geralmente, quando a tirolesa é praticada sobre um lago, no final do percurso o aventureiro se solta de seu equipamento e cai na água, acrescentando assim mais adrenalina e emoção.”
Fonte Wikipédia.

     Na linha Barra da União próximo ao conhecido camping do Vilsão, ela foi erguida sobre o rio Pepery Guassu, medindo aproximadamente  60 metros de extensão e numa altura de quase 20. O proprietário e inventor da engenhoca é um Brasileiro que reside na Argentina, seu Elias contou que teve a idéia ao perceber que com a chuva o rio enchia e seus filhos, não tinham como passar ao lado Brasileiro para pegar o ônibus e ir à escola, só que não pensou que toda a vizinhança iria se interessar de ir conhecela. “Acredito que os locais de acampamentos tenham atraído os curiosos a conhecer” comentou.  
     Ao escrever esta postagem a exemplo de ontem quando fugimos um pouco da área cultural, alguns podem estranhar o porquê se mudamos o foco; mas não, o foco permanece o mesmo, mas sempre que encontrarmos matérias que chamem a atenção e seja sobre o nosso município aqui colocaremos. Fica aberto o convite a quem queira conhecer o local que fica a 2 quilômetros da comunidade de linha Barra da União, e a 22 da sede do municipio. Ela pode não ser muito grande como outras que existem no planalto e serra Catarinense, mas não acredito que exista outra tirolesa que leva de um pais a outro, este é o diferencial da nossa.
Por: Ass. Cultural Nacional
Cleiton Weizenmann/Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário