terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Entidade recebe pedaço do muro de Berlim;

       Recebemos na semana passada um presente de um Cerqueirense que esta estudando na Alemanha, o amigo Antuani Batisttela nos enviou de Berlim um pedaço do famoso muro local que dividiu o mundo;

       A idéia é que mais esta relíquia conseguida pela entidade, permaneça guardada com outras que já possuímos, até que consigamos montar um acervo para a exposição destes materiais. Só para uma melhor explicação sobre este material, é de pratica comum no mundo todo obter um pedaço deste local que foi muito histórico principalmente durante a guerra fria. O nosso exemplar em especial como podemos conferir nas fotos a seguir veio com o certificado de original emitido pelo governo local,bem como dois cartões postais.


Vejam a historia do local.

Muro de Berlim
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) era uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste.
Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.[1]
Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs, mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.
Obs: Este texto acima foi retirado da internet, achei interessante destacar aqui aos leitores, um texto do Jornal de Santa Catarina em que confirma a importancia no mundo inteiro em ter parte da historia guardada; confira:

Pedaços do Muro de Berlim são conservados em países dos cinco continentes

Os lugares menos improváveis do planeta preservam parte da memória alemã

Às vésperas do 20º aniversário da queda do Muro de Berlim, cerca de 40 países de todos os continentes têm hoje em dia, pelo menos, um pedaço da conhecida "faixa da morte", que dividiu a Europa durante 28 anos. A barreira de concreto, que levou à morte cerca de 200 pessoas, foi erguida pelas tropas da antiga República Democrática Alemã em agosto de 1961, para cercar Berlim Ocidental e frear o êxodo dos cidadãos da parte oriental à região próspera.

A estrutura tinha 155 quilômetros de comprimento - 43 deles contíguos com o Leste - e 3,66 metros de altura e reforçadas medidas de segurança, alarmes de detecção de contato com o solo, cercas elétricas e mais de 300 torres de vigilância.

Ao cair, em 9 de novembro de 1989, o muro se transformou em um símbolo do fim da Guerra Fria. Após a derrubada oficial e o trabalho de pássaro carpinteiro exercido por turistas inclementes - desejosos de levar para casa um "souvenir" do monumento -, quase não restou uma dezena de fragmentos do paredão na capital alemã, que ainda servem para lembrar as vítimas.

Junto ao Portão de Brandeburgo, na antiga passagem fronteiriça do Checkpoint Charlie, no complexo que se conhece como Parlamento das Árvores, ao lado do monumento comemorativo de Günter-Litfin, na rua Bernauer Strasse, e o pedaço mais longo que fica ao pé, na famosa "East Side Gallery".

O livro "Die Berliner Mauer in der Welt" ("O Muro de Berlim no Mundo, em livre tradução") escrito por Ronny Heidenreich e Anna Kaminsky e editado recentemente pela Fundação Federal "Bundesstiftung Aufarbeitung" aponta que existem restos do Muro em cerca de 40 nações.

Da Guatemala aos Estados Unidos, passando pelo Japão, os lugares menos improváveis do planeta preservam parte da memória alemã e compraram um fragmento do símbolo, apesar do alto custo do transporte das peças, na maior parte pesando toneladas. Organismos internacionais como o Parlamento Europeu em Bruxelas e o edifício principal das Nações Unidas, em Nova York, são alguns deles.

Outras peças do quebra-cabeças do terror foram parar em lugares simbólicos, como o "International Trade Center" de Washington, o Museu Nacional das Forças Armadas de Londres, e a livraria presidencial Ronald Reagan, situada no alto de uma colina na cidade de Simi Valley, na Califórnia.

Até mesmo em lugares mais comuns e transitados, como a estação de trem de Mônaco e o campus da Universidade John Hopkins, em Washington D.C. exibem um pedaço. Em muitos casos, os fragmentos foram doados pelas autoridades germânicas, como o dado ao papa João Paulo II em 1990, enquanto outros foram comprados por quantias astronômicas.

De qualquer forma, entre os novos proprietários estão colecionadores de arte, antigos presidentes dos EUA e economistas. Nas mesmas proporções internacionais como se espalhou pelo mundo os restos do Muro, serão as festividades pelo 20º aniversário da queda. Muitas cidades quiseram realizar festividades próprias, somando-se às que serão realizadas em Berlim nesta segunda-feira.

Em Los Angeles, por exemplo, será apresentado "The Wall Project", para o qual, em outubro, foram transferidas oito peças de Muro. Os destroços serviram de tela para artistas como o francês Thierry Noir e o americano Kent Twitchell, e serão exibidos no próximo domingo no Boulevard Wilshire, partindo a avenida em duas, seguindo o exemplo da divisão da Alemanha.

EFE
Ajude a preservar a historia de Dionísio Cerqueira, divulgue este blog.

2 comentários:

  1. Eu tenho um pedaço do Muro de Berlim...

    ResponderExcluir
  2. Ganhei do meu pai quando eu tinha 13 anos. Eu costumava colecionar pedras, e ele encontrou esse pedaço do muro de Berlim em um "ferro velho". Este pedaço se encontra dentro de um acrílico ou vidro, não tenho certeza do material, tem um carimoi de ORIGINAL e logo abaixo tem uma do recipiente q o envolve tem a frase: "This is a remnant of the Berlin Wall, which stood as a barrier against the free exchange of ideas, information and culture. You helped bring this wall down"

    ResponderExcluir