domingo, 23 de outubro de 2011

Anita Leocadia Prestes envia mensagem a entidade.

A filha de Luiz Carlos Prestes Anita enviou na noite passada mensagem a nossa entidade, são pessoas de importancia historica nacional, que começam a se manifestar sobre os trabalhos que aqui estão sendo realizados, que pena faltar esse reconhecimento  de nossa administração;

Confira:

"Prezados amigos de Dionísio Cerqueria.
Recebam minhas sinceras congratulações pelo trabalho que realizam de preservação da  memória histórica da passagem da Coluna Prestes pelo oeste do estado de Santa Catarina. Em meu livro (A Coluna Prestes), os episódios referentes aos combates travados pelos soldados da Coluna na travessia dessa região encontraram o devido registro e, certamente, serão sempre lembrados pelas novas gerações graças, em grande parte, ao trabalho de conservação da memória por vocês realizado. Com os votos de grandes sucessos, atenciosamente, Anita Leocadia Prestes"

Foto de Anita retirada do blog do PCB de Alagoas.

Se voce não conhece a historia de Anita leia o texto abaixo:

Anita Leocádia Prestes (Berlim, 27 de novembro de 1936) é uma historiadora brasileira, filha dos militantes comunistas Olga Benário e Luís Carlos Prestes.
A vida de Anita Leocádia é considerada uma continuação da história dos pais. Nascida na prisão feminina de Barnimstrasse, Anita foi afastada da mãe. Com 14 meses de idade, quando terminou a fase de amamentação, Anita foi entregue à avó paterna, Leocádia Prestes.
       No Brasil, Anita Prestes graduou-se, em 1964, em Química Industrial pela Escola Nacional de Química da antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1966, em plena ditadura militar, obteve o titulo de mestre em Química Orgânica.
       No início da década de 70, Anita exilou-se na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em agosto de 1972, ela foi indiciada em virtude da militância política. Julgada à revelia em julho de 1973, Anita foi condenada à pena de quatro anos e seis meses pelo Conselho Permanente de Justiça para o Exército.
Em dezembro de 1975, Anita Prestes recebia o título de doutora em Economia e Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais de Moscou. Quatro anos depois, em setembro de 1979, a Justiça extinguia a punibilidade da sentença que condenou Anita à prisão, com base na primeira Lei de Anistia no Brasil.
       Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, título concedido em janeiro de 1990, Anita Prestes foi professora de História do Brasil no Departamento de História da UFRJ, cargo conquistado por meio de concurso público em 1992 e do qual se aposentou em 2007.
Fonte: www.wikipedia.org

Postado por Associação Cultural Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário